oSTINATOS
“Possibilidades poéticas para dança e música, baseadas em batidas por minuto.”
Após o GruPPEn ser apresentado à partitura experimental Having never written so many notes for percussion do compositor Lucas Cassano, nosso parceiro, percebemos o manancial de possibilidades oferecidas pelo texto que trazia não uma instrução fechada para a performance de um instrumentista, mas a descrição de um processo que poderia conduzir toda a rica experimentação que verificamos em Ostinatos. Da simplicidade de uma medida do tempo em 160 batidas por minutos surgiu um espetáculo plural que durante o processo nos surpreendeu constantemente em possibilidades. Mesmo com sua estreia no palco, a pesquisa ainda se apresenta reveladora em infinitas possiblidades para a criação cênica. Além do próprio espetáculo (que não consideramos uma obra fechada), essa pesquisa propiciou a criação de solos, duos, cenas isoladas que possuem uma coerência suficiente para apresentação, além de outras possibilidades ainda inexploradas. Ostinatos oferece gesto obstinado, em forma de poesia corporal que se anuncia através de uma musicalidade plural, visível mesmo no silêncio dos movimentos de dança.