Partitura Encenada é um projeto de pesquisa vinculado ao programa de ensino, pesquisa e extensão em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) cujo propósito é investigar possibilidades para o estabelecimento de relações, ordinárias ou não, entre o código da partitura musical e a elaboração cênico-coreográfica.

     Iniciado em novembro de 2014 sob a coordenação dos professores Lenine Vasconcellos e Vanessa Tozetto, em pouco tempo passou a contar com a participação e a colaboração de alunos e professores de diversos cursos de graduação da UFRJ. A intensificação das atividades, incluindo momentos de estudo dirigido e produção textual, prática laboratorial, preparação corporal e vocal, criação coreográfica, investigação metodológica e realização de oficinas conduziu à formação de parcerias importantes e à elaboração de trabalhos de cunhos artístico e acadêmico-científico que vêm sendo apresentados em diversos eventos e ocasiões.


     Atualmente, o projeto é contemplado com bolsas do Programa de Iniciação Artística e Cultural (PIBIAC - UFRJ) e do Programa de Iniciação Científica (PIBIC - UFRJ).

Foto: Fernanda de Lima

© 2018 por Partitura Encenada