Atualizado: Jul 23

De que modo a partitura musical pode constituir-se em dramaturgia para a cena coreográfica? Isto é, de que modo a partitura musical – e não propriamente a música - pode ser o ponto de partida para as investigações que acabarão por constituir o material sonoro, gestual e visual que compõe a cena coreográfica? Isso é possível? Será possível, assim, estabelecer novos caminhos metodológicos para a criação artística que coloquem em questão e inaugurem novas percepções a respeito das relações entre a música, a dança e a cena? E mais: o que as experiências estéticas resultantes de tais processos podem nos dizer acerca do papel de cada artista, músico ou bailarino, na concepção e realização da obra?

Buscar respostas para essas perguntas é o desafio lançado.


Para enfrentá-lo, porém, é necessário abandonar velhos hábitos, como o da criação coreográfica/ gestual tão somente motivada pelo estímulo sonoro, estabelecer uma aproximação singular com a partitura, seu código e o universo da composição musical, enxergando para além do texto, questionar a velha fórmula das performances com música ao vivo: o musicista toca/ o bailarino dança - o que também significa buscar um novo sentido para o tocar e o dançar, redimensionar, enfim, o ato de encenar.

A proposta do projeto Partitura Encenada consiste em sair do lugar comum, assumir uma certa ignorância e experimentar, experimentar, experimentar. Dar vazão à criatividade, à ousadia, à espontaneidade; ter um olhar atento e crítico às possibilidades emergentes capazes de orientar escolhas estéticas e metodológicas; ceder espaço ao novo, acolhendo-o e desejando interrogá-lo para, quem sabe, chegar a uma ou duas conclusões e multiplicar as questões.

Ao longo de 5 anos de atividades até aqui, as primeiras perguntas já se desdobraram em muitas mais, na medida em que as ações empreendidas foram resultando em espetáculos e obras músico-coreográficas, oficinas/ workshops e artigos ou pequenos ensaios.

Assim, o desafio inicial se transforma em uma fonte inesgotável de novos desafios, que alimentam e são alimentados por realizações e reflexões que serão o assunto deste blog.


Publicado por: Vanessa Tozetto em 15 de outubro de 2019




18 visualizaçõesEscreva um comentário

©2020 partituraencenada criado com Wix.com